
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
1. A Origem do Poder

O poder se origina da vontade de mando. A vontade de mando surge quando há ou a preguiça de realizar com as próprias mãos ou a impossibilidade de executar sozinho as tarefas necessárias à satisfação de uma outra vontade. Esta outra vontade é que confere finalidade à ação, fazendo com que haja mobilização para realizá-la. Assim emerge a necessidade de se ordenar que outros façam aquilo que é preciso para que a finalidade aconteça. Isto é a vontade de mando. Então a origem do poder está na necessidade de dar finalidade à ação e de ordenar aos outros que cumpram os passos necessários à sua consecução. A origem do poder está no fato de que toda ação precisa de uma finalidade. Aquele que confere esta finalidade e consegue mobilizar a própria vontade e as vontades dos outros para sua realização tem o poder.
Durante séculos, enquanto exercia o poder, eu pensava, equivocadamente, que ele era originário de minha força moral e da autoridade, mas, depois de algumas crises, aprendi que só não o perdi porque mantive a capacidade de conferir finalidade às ações e de mobilizar as pessoas para realizá-la antes mesmo de começar tal realização. A força moral e a autoridade são imprescindíveis durante a realização das tarefas necessárias à consecução da finalidade, para manter todos focados no mesmo alvo, mas não são úteis para a criação deste alvo. Aí o que conta é a vontade de mando. Daí é que deriva a liderança, mantida pela força moral e pela autoridade.
Se tu queres o poder ou pensas que o exerces de alguma maneira, confere primeiro se tens em teu interior a vontade de mando.
Postado por José Lacerda às 15:39 0 comentários
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
Manual do Poder - Introdução

Todos querem o poder. Poucos o detêm. Ninguém o mantém para si durante muito tempo. Por ser tão estreito seu caminho e cheio de armadilhas e pedras escorregadias, apenas os hábeis sábios conseguem trilhá-lo com não muitas dificuldades. Eu, José Lacerda, não somente por mérito próprio, mas também por apoio de muitos e pela força das circunstâncias, sou um desses que conseguiu executar o percurso do poder por longos milênios e com um mínimo de transtornos. Quando me afastei do poder – sim, não me deixei morrer por ele –, dediquei outras centenas de anos à arte do ilusionismo e da prestidigitação, tendo recebido lições dos mais importantes e reconhecidos mestres. Eis que, voltando recentemente à cena, muitos amigos poderosos vieram ter comigo a pedir conselhos e lições sobre o exercício do poder. Foi então que resolvi escrever essas anotações, como pequenos ensinamentos aos que pensam deter algum poder e àqueles que nutrem a ilusão de que um dia o terão nas mãos.
Postado por José Lacerda às 15:11 0 comentários
Eis-me aqui!
Inicio, agora, a narração da maior aventura já vivida por um consultor. Quiçá por um reles mortal. O próprio Deus incumbiu-me da tarefa de narrar-lhes esses fatos, para que possam perceber quão importante é a presença de um consultor. Antes, porém, de narrar-lhes minha experiência, dar-lhes-ei de presente algumas pérolas de saber: o Manual do Poder.
Acompanhem os próximos posts...
Postado por José Lacerda às 02:05 0 comentários
Subscribe to:
Postagens
(
Atom
)